efeitos da pandemia

Alta do dólar reflete no preço dos itens de alimentação

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

As consequências da pandemia do novo coronavírus não ficam restritas à saúde da população, Com a alta expressiva do dólar, que acabou a quinta-feira cotado a R$ 5,38 devido à instabilidade do mercado internacional, em poucas semanas, o preço de alguns produtos deve sofrer uma alta que varia entre 30% a 40% nos supermercados de Santa Maria. 

- Como as empresas possuem estoque, vai se vendendo no preço antigo. Mas, quando entrar produtos novos, os preços vão subir - avalia o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Eduardo Stangherlin. 

Devido ao dólar, as principais altas devem ocorrer no preço dos produtos de limpeza, leite, arroz e farinha de trigo, Embora muitos deles sejam produzidos no país, a matéria-prima para a produção da embalagem é comprada pelas empresas em dólar, o que afeta diretamente no preço praticado ao consumidor. 

12 agências da Caixa estarão abertas na Região Central neste sábado

CARNES 
Outro produto que deve sofrer elevação é a carne, principalmente a de aves e suína. A elevação decorre de dois fatores: o primeiro é a diminuição do abate de animais em frigoríficos devido à pandemia e medidas de isolamento social. Com menos oferta no mercado, a tendência é de suba nos preços. 

O segundo fator é justamente a alta da moeda americana, o que acaba por favorecer a exportação de carnes de frigoríficos autorizados. Com isso, o mercado interno fica, ainda mais, desabastecido.

- Este é outro problema. As empresas vão preferir exportar porque acaba valendo mais a pena. São dois motivos bem fortes que vão afetar a alta dos produtos - finaliza Stangherlin.

Santa Maria receberá mais 3 mil testes rápidos

A ELEVAÇÃO DOS PREÇOS

Confira os principais produtos que devem ficar mais caros devido à pandemia do novo coronavírus e a valorização do dólar

  • Arroz 
  • Farinha 
  • Pão francês 
  • Queijo 
  • Produtos de limpeza 
  • Perfumaria 
  • Vinhos e demais itens importados
  • Carne suína e de aves 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita paga restituições do primeiro lote do IRPF 2020 nesta sexta Anterior

Receita paga restituições do primeiro lote do IRPF 2020 nesta sexta

Aplicativo da Caixa permite que beneficiário do auxílio faça transferências e pague contas Próximo

Aplicativo da Caixa permite que beneficiário do auxílio faça transferências e pague contas

Economia